Rumo a Glória......

Rumo a Glória......

domingo, fevereiro 26, 2012

CAMPEONATO DISTRITAL DA AFL - 18ª JORNADA

Mucifalense 1 - BENFICA 9

Foi uma vitória tão natural como justa ainda que os números finais pudessem e devessem ter sido mais dilatados. Com efeito quer a diferença de categoria entre as duas formações, quer a postura assumida em campo por ambas as equipas justificavam outro resultado. A equipa encarnada assumiu a sua atitude habitual de jogo ofensivo sempre com os olhos postos na baliza adversária. Pelo contrário a equipa da casa apostou num jogo extremamente defensivo sempre â frente da sua baliza na procura incessante de claramente perder por poucos e só muito raramente tentava alguma tímida saída em contra ataque que logo era rápidamente resolvida pela nossa defesa e a nossa guardiã Ana Catarina foi práticamente na 1ª parte uma mera espectadora, tendo apenas efectuado uma defesa com maior grau de dificuldade. Perante estra situação o jogo perde alguma da sua beleza pois torna-se complicado jogar contra este tipo de jogo. Mas o Benfica continua a mostrar estar em bom momento e assim logo aos 2 minutos inaugurou o marcador para voltar a marcar por mais 3 vezes até ao intervalo e ficando muitos mais golos por marcar. Para este resultado contribuiu em muito a guarda redes adversária, sem dúvida o melhor elemento da dua equipa, que por várias vezes, algumas delas também com muita sorte à mistura evitou males maiores. E com o resultado em 4-0 se atingiu o intervalo. Para o 2º tempo a equipa de Mucifal veio com outro espírito e apostou mais num jogo mais aberto procurando mais vezes aproximar-se com a bola jogada junto do nosso meio campo o que valorizou mais o espetáculo proporcionado ao público presente, pois isso permitiu também ao Benfica desenvolver outro tipo de jogadas mais envolventes. Também neste 2º período a nossa equipa entrou logo a marcar (30") e até final fê-lo por mais 4 vezes e novamente muitos mais poderiam ter sido concretizados, mas também a guardiã que atuou nesta metade da partida esteve em grande plano aliado a alguma falta de sorte encarnada e por vezes também algfuma precipitação na altura do remate final. Por seu turno as nossas guarda-redes (Ana Catarina e Vává) tiveram mais algum trabalho nesta meia parte se bem que nunca obrigadas a grandes defesas. Mercê tambem desta atitude a equipa da casa acabou por estar mais perto de marcar e acabou por obter o seu golo de honra, se bem quie o mesmo tivesse sido fruto de um lance inesperado e muito fortuito. E com o resultado de 9-1 se atingiu o termo da partida.
Foi, tal como já foi sendo adiantado, uma partida bastante agradável de seguir principalmente por parte do Benfica que nos brindou durante todo o jogo com bonitas jogadas quer individuais quer colectivas de bom recorte técnico e artístico e com a obtenção de bonitos golos. Como é sabido não gosrto de particularizar mas deixo aqui algumas notas individuais: a obtenção de mais um hat-trick (terceiro consecutivo) por parte de Bárbara; a agradável atuação das juniores chamadas a este jogo Cris e Catarina, premiadas com a obtenção de um golo cada;
a demonstração mais uma vez de liderança e visão de jogo de Rita; a sempre esforçada atitude de Fernanda a que apenas faltou o golo que bem merecia; a sobriedade aliada sempre à qualidade de Catarina Ribeiro; a sempre irrequieta e desconcertante Sara: a garra de Cláudia que nunca vira as costas a uma jogada; a segurança das nossas guarda redes Ana Catarina e Vává que mesmo com pouco que fazer demonstraram sempre a sua atenção.

MARCHA DO MARCADOR

1ªPARTE
2" - 0/1 - Jogada de triangulação entre Rita, Bárbara e SARA a concluir da melhor forma
8" - 0/2 - Rita na esquerda para Bárbara e esta a cruzar para CLAUDIA marcar
17" -. 0/3 - RITA de ângulo apertado junto à linha de fundo remata com a bola ainda a
ressaltar numa adversária
20" - 0/4 - Mais uma jogada entre Rita e Bárbara com esta a cruzar para a júnior CATARINA
obter o seu golo

2ª PARTE
30s. - 0/5 - Jogada de entendimento entre Sara e Rita com esta a cruzar para a conclusão
vitoriosa de BÁRBARA
5" - 0/6 - Jogada de combinação entre Sara, Catarina e BARBARA a bisar
9" - o/7 - Livre na esquerda cobrado por Sara com toque curto para RITA bisar na partida
14" - 0/8 - A aproveitar excelente passe de Rita, a júnior CRIS finaliza da melhor forma
16" - 0/9 - Mais um passe de Rita e BARBARA a fazer o seu hat-trick e fechar a contagem
para o Benfica
18" - 1/9 - Com um remate por alto perto da sua área uma jogadora do Mucifalente consegue
trair a nossa guardiã Vává.

O Benfica alinhou com: Ana Catarina e Vává (gr), Cris /1), Catarina (1), Rita (cap)(2), Fernanda, Sara (1), Catarina Ribeiro, Cláudia (1) e Bárbara (3).

No próximo fim de semana recebemos na Luz a equipa do Chasa em jogo relativo à 19ª Jornada. A partida deverá ter lugar, salvo alguma alteração, no Domingo dia 4/3 pelas 17 horas.

Força BENFICA

João Valente

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

TAÇA DA AFL - MEIAS FINAIS

BENFICA 6 - Del Negro 1

Começamos esta crónica por dar os parabéns a toda a equipa pela excelente exibição realizada, quanto a nós, talvez a mais bem conseguida desta época.
Com efeito após os 2 empates consentidos com esta mesma equipa para o Campeonato (fora e em casa) aguardava-se com alguma expectativa este encontro. Mas o Benfica entrou disposto a não dar quaisquer veleidades ao seu adversário e logo no 1º minuto inaugurou o marcador e a partir daí arrancar para uma exibição como já dissemos atrás convincente e recheada de jogadas muito bem conseguidas quer individuais quer colectivas. A exibição encarnada ainda mais valorizada fica pela excelente réplica que a equipa do Del Negro deu durante toda a partida, mas que se mostrou insuficiente para pôr em dúvida o desenrolar da partida. Assim e até ao final do 1º tempo o Benfica marcou por mais 3 vezes não permitindo que a equipa adversária o fizesse, graças a uma defesa muito consistente e também a uma boa atuação da nossa guardiã Ana Catarina. Neste particular esteve também muito bem a veterana guarda-redes adversária Guida que com a classe que continua a demonstrar evitou males maiores para a sua baliza. E com resultado em 4-0 se atingiu o intervalo.
Para o 2º tempo o Benfica trouxe para o campo a mesma atitude e continuou a praticar uma excelente partida e todos os presentes no pavilhão tiveram oportunidade de assistir a envolventes jogadas de combinação praticadas pelas nossas atletas. E durante este período por mais duas vezes o Benfica fez funcionar o marcador tendo o Del Negro obtido também neste tempo o seu tento de honra. Mais uma vez a guardiã contrária esteve em grande tendo evitado que o marcador se avolumasse mais. Por seu turno as nossas guarda-redes foram submetidas a muito menos trabalho, mas sempre que chamadas estiveram em excelente plano.
Foi, repetimos, um magnifico jogo a que tivemos oportunidade de assistir e que se revelou uma excelente propaganda para esta modalidade, infelizmente muitas vezes esquecida quer pelo publico quer pelas entidades responsáveis. Com este resultado o Benfica está presente na final da competição onde irá defrontar a sua congénere da Quinta dos Lombos que levou de vencida o Chasa por 1-0. O jogo terá lugar em principio a 10 de Março.

MARCHA DO MARCADOR

1º TEMPO
1" - 1/0 - Inês arranca pela esquerda e centra para a área e à saída da guarda-redes contrária CLAUDIA conclui da melhor forma
8" - 2/0 - Rita no meio campo e com excdlente visão de jogo mete a bola por alto para a área onde BARBARA obtem um bonito golo com um chapeu â guardiã adversária
8,5" - 3/0 - Novamente BARBARA na área recebe a bola e à meia volta obtem mais um excelente golo.
14" - 4/0 - Numa jogada iniciada por si e com colaboração de Rita, INÊS recebe novamente a bola no centro e marca um bonito golo.

2º TEMPO
5" - 5/0 - Com um remate forte e rasteiro SARA leva a bola a passar por baixo da guarda redes contrária.
14" - 5/1
16" - 6/1 - Novamente BARBARA a terminar com um excelente remate uma jogada individual pela direita.

O Benfica alinhou com Ana Catarina e Vává (gr), Inês Pombo (junior), Catarina (júnior), Fernanda, Joana Marquês, Catarina, Cláudia (1), Inês (1), Rita (cap), Sara (1) e Bárbara (3).

No próximo Sábado 25/2 pelas 19 horas reata-se o Campeonato com a deslocação do Benfica ao recinto do Mucifalense.

Força BENFICA

João Valente



terça-feira, fevereiro 14, 2012

CAMPEONATO DISTRITAL DA AFL - 17ª JORNADA

BENFICA 9 - Arneiros 2

Como se sabe o Benfica havia perdido, contra todas as expectativas, 2 pontos na 1ª volta no recinto de seu adversário, fruto de um jogo, na altura, menos conseguido por parte das nossas atletas. Mas desta vez tudo foi diferença e a superioridade encarnada quer colectiva quer individualmente foi amplamente justificada nesta partida.
A nossa equipa entrou deliberadamente ao ataque na expectativa de marcar cedo e partir para uma boa exibição e um resultado concludente. E ambas as coisas aconteceram e apenas o resultado não foi mais dilatado devido a uma excelente exibição da guardíã adversária (para nós o melhor elemento da sua equipa). Por seu turno a nossa guardiã Ana Catarina nunca foi posta à prova, remetendo-se a algumas defesas de bolas inofensivas.- Como se esperava a equipa de Arneiros adotou uma estratégia extremamente defensiva, na ânsia de retardar o mais possível o golo encarnado e tentando colocar alguma ânsia nas nossas atletas. Mas tal não surtiu efeito pois as nossas jogadoras praticaram sempre um excelente jogo colectivo e tal deu os seus frutos logo aos 7 minutos quando inaugurou o marcador a seu favor, vindo a concretizar por mais 3 vezes levando o jogo para o intervalo com um resultado favorável de 4-0. No 2º tempo continuou a toada ofensiva por parte do Benfica mas a equipa contrária decidiu abrir um pouco mais o jogo na tentativa de obter algum golo o que veio a acontecer por 2 vezes e trouxe mais qualidade ao próprio encontro. E assim por mais 5 vezes o Benfica fez mexer o marcador a seu favor, se bem que como disse no início, também nesta 2ª parte a guarda-redes adversária defendeu muitas jogadas de golo iminente.
Assistimos assim a umna partida extremamente agradável de seguir e muito bem jogada por parte das nossas atletas que demonstraram mais uma vez estar no bom caminho e prontas paras continuarem a luta em todas as frentes.

MARCHA DO MARCADOR

1ªPARTE
7" - 1/0 - À entrada da área adversária RITA rouba bem a bola a uma contrária e marca
10" - 2/0 - Uma jogada muito bonita em que intervieram todas as atletas de campo (Sara, Rita e Inês) e BARBARA a concluir muito bem à boca da baliza.
17" - 3/0 - A castigar falta sobre Cláudia na área contrária, SARA com um penalti muito bem marcado não dá chances à guarda-redes adversária
19" - 4/0 - INÊS conclui da melhor forma uma bonita jogada de combinação com Cláudia

2ª PARTE
8" - 5/0 - Rita coloca a bola na direita em Inês que corre até à linha de fundo e centra para
BARBARA concluir da melhor forma
10" - 5/1
12" - 6/1 - A concluir boa jogada combinada com Rita, BARBARA faz o seu hat-trick
16" - 6/2
17" - 7/2 - Inês cruza para a área e CLÁUDIA com um toque em habilidade marca
18" - 8/2 - INÊS ganha uma bola ainda no seu meio campo, segue com a mesma dominada e à saída da guarda redes adversária marca um bom golo
20" - 9/2 - Mesmo em cima do final do encontro RITA de livre direto muito bem executado( a castigar 6ª falta adversária) fecha a contagem.

O Benfica alinhou com Ana Catarina e Vává (gr), Inês (2), Catarina, Rita (cap) (2), Joana, Sara (1), Cláudia (1) e Bárbara (3).

No próximo fim-de-semana o Campeonato será interrompido para dar lugar à 1/2 final da Taça da AFL e o Benfica defronta na Luz a sua congénere do Del Negro, numa partida que se antevê dificil mas em que estamos certos a nossa equipa estará ao seu nivel e levará de vencida o encontro para estar presente na final em Março.

Elas contam connosco. Vamos estar presentes com o nosso apoio.

Força BENFICA

João Valente

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

CAMPEONATO DISTRITAL DA AFL - 16ª JORNADA

Leões de Porto Salvo 2 - BENFICA 9

Começamos por lamentar mais uma vez as lesões que continuam a apoquentar a nossa equipa. Assim a juntar a Vânia, Carla, Solange e Erica o jogo anterior com o Del Negro deixou marcas nas nossas atletas Sara e Fernanda que assim também não puderam alinhar nesta partida. A juntar a estas lesões também Silvia Leitão por motivos profissionais esta impedida de dar o seu contributo à equipa. Mas como nem tudo é mau saúde-se o regresso da nossa capitã Rita Martins que já atuou (e de que maneira) neste encontro.
Depois do resultado menos bom conseguido no últim0 fim-de-semana o Benfica tinha uma deslocação algo difícil e se o resultado final foi dilatado tal se deveu a uma grande partida realizada pelas nossas atletas perante um adversário que se bateu muito bem. E a dar-nos razão o facto da equipa da casa inaugurar o marcador logo aos 3 minutos. Mas isso não afetou em nada as nossas atletas e na jogada da resposta empatamos a partida para voltarmos a marcar por mais 3 vezes nesta 1ª parte tendo a equipa de Porto Salvo obtido também mais um golo neste 1º tempo. Mas o resultado poderia ter sido mais dilatado ao intervalo pois foram criadas oportunidades para o mesmo por parte da duas equipas mas sempre com superioridade encarnada. Mas tambémn aqui brilharam as guarda-redes dos dois lados com algumas intervenções apuradas. E com o resultado em 2-4 se atingiu o intervalo.
No 2º tempo mais se acentuou o domínio encarnado e as jogadas de ataque foram-se sucedendo com regularidade pondo várias vezes em perigo a baliza leonina. E foi sem espanto quer o Benfica marcou por mais cinco vezes neste período e não consentiu qualquer golo adversário. E tal como na 1ª parte mais alguns tentos ficaram por marcar, pelo que o resultado poderia ter sido bem mais dilatado. Tal como disse no inicio não foi um jogo fácil, mas as nossas atletas com uma excelente exibição colectiva souberam tornear muito bem as dificuldades que lhe foram postas pela equipa adversária.
Sem querer particularizar destaco apenas a veia goleadora de Cláudia (5 golos) e o regresso em pleno de Rita que jogou ao nível a que nos habituara e esteve presente em muitas das jogadas de golo. Mas toda a equipa esteve em excelente plano e realizou uma exibição que agradou decerto aos muitos especradores presentes no Pavilhão de Porto Salvo. Por nós, saímos plenamente conscientes que estas (e as lesionadas) atletas, darão até ao fim da época várias demonstrações do seu valor e lembrar que ainda está tudo em aberto nas comnpetições onde estamos presentes.

MARCHA DO MARCADOR

1ª Parte
3" - 1/0 - Aproveitamento de uma falha defensiva encarnada
3,5" - 1/1 - Rita em profundidade mete a bola para Inês que centra para CLAUDIA marcar
8" - 1/2 - Rita pelo centro cruza para a esquerda para CLAUDIA bisar
13" - 1/3 - Numa jogada individual Rita passa algumas adversárias e cruza para a esquerda
onde BÁRBARA bem colocada obtém um bonito golo
19" - 2/3 - A aproveitar uma distração encarnada após um reposição lateral
20" - 2/4 - INÊS FERNANDES conclui da melhor forma uma jogada individual desde o seu meio campo.

2ª Parte
4" - 2/5 - Rita remata forte para defesa da g,r, para a frente e CLAUDIA a não perdoar
5" - 2/6 - RITA inicia um slalon desde a sua área a após passar5 3 atletas não perdoa
frente à guarda-redes
6" - 2/7 - BARBARA muito oportuna, aproveita da melhor forma um cruzamento de Inês
Fernandes pela esquerda
12" - 2/8 - A jovem junior Inês Pombo cruza dea esxquerda onde CLAUDIA à segunda remata vitoriosamente
16" - 2/9 - A concluir uma excelente jogada entre Rita e Inês, esta cruza para a área onde
CLAUDIA com um remate algo enrolado fecha a sua contagem pessoal.

O Benfica alinhou com Ana Catarina e Vává (gr), Inês Pombo (junior), Catarina, Joana, Cláudia (5), Inês (1), Rita (cap) (1), e Bárbara (2).
Apenas mais uma nota que achamos ser de salientar e que demonstra o excelente espirito de grupoo e camaradagem que impera nesta equipa. Rita Martins voltou a envergar a braçadeira de capitã numa atitude extremamente natural e com a clara solidariedade das colegas que haviam assumido essa condição na sua ausência. Parabéns a todas!
A próxima jornada decorrerá no nosso Pavilhão e oporá o Benfica à equipa dos Arneiros, em jogo a realizar (salvo alteração) Domingo dia 12 pelas 17 horas.
Força BENFICA

João Valente