Um blogue feito para dar apoio ao futsal feminino do SLBenfica em particular.E dar um apoio as equipas participantes, onde serão colocadas algumas fotos, resultados e comentários dos jogos.
Rumo a Glória......
domingo, abril 29, 2012
TAÇA NACIONAL - 5ª JORNADA
A equipa entrou práticamente a vencer na partida pois logo aos 30 seg. se colocou em vantagem atravéz de um auto-golo.E quando aos 5 minutos se atingiu o 2-0 pensou-se que o Benfica arrancaria para uma exibição tranquila, até porque estava a praticar um bom jogo. Mas aos 12 minutos o árbitro da partida assinalou uma grande penalidade contra a equipa encarnada por pretensa mão na área por parte de Cláudia que acabaria por ver o cartão vermelho e consequente expulsão, quanto a nós injusta pois a atleta deslizou para cortar a bola e a mesma foi-lhe ter ao braço. Na transformação da mesma a equuipa da casa reduziu para 1-2. As nossas artletas sentiram um pouco este golo e passaram a jogar algo nervosas e assim aos 14 minutos consentiram o golo do empate. Apesar de tudo o azar continua a perseguir-nos, pois só neste 1º tempo por 4 vezes os postes não permitiram que jogadas de ataque fossem premiadas com golo. Mas a partir deste 2-2 o Benfica despertou da letargia que durante algum tempo demonstrara e assim por duas vezes marcou o que permitiu chegar ao intervalo a vencer por 2-4. Na segunda metade do encontro a equipa benfiquista não permitiu grandes veleidades à sua adversária e atravéz de algumas boas jogadas individuais e coletivas conseguiu por mais três vezes desfeitear a guarda-redes contrária. Isto apesar de uma excelente réplica dada pela equipa do Feijó que demonstra um excelente poder competitivo, muita raça e que possui algumas jogadoras de boa técnica e que demonstra o porquê de ter sido vencedora da sua zona. Tudo isto valoriza ainda mais a vitória benfiquista que apesar de, a espaços, baixar um pouco o ritmo e qualidade do seu jogo, fez o suficiente para vencer merecidamente o encontro.
MARCHA DO MARCADOR
1ª PARTE
30' - 0/1 - Sara cruza na esquerda para a área onde aparecia Barbara mas uma adversária antecipa-se
e faz auto-golo
5" - 0/2 - Barbara do seu meio-campo faz um excelente passe por alto para a entrada da área
contrária onde SARA aparece a rematar com êxito
12" - 1//2 - Na transformação de uma grande penalidade
14" - 2/2 - Numa rápida jogada de contra ataque
16" - 2/3 - Com um forte e colocado remate de longe, INÊS FERNANDES marca um bom golo
18" - 2/4 - Fernanda "esconde" bem a bola de uma adversária e com um toque curto coloca à
disposição de INÊS FERNANDES para esta bisar na partida.
2ª PARTE
3" - 2/5 - Inês Fernandes após excelente jogada pela direita cruza para JOANA na área marcar
17" - 2/6 - A guardiã Ana Catarina coloca com precisão a bola da sua área para a entrada da área
contrária onde RITA aparece a concluir com êxito.
19" - 2/7 - Rita marca bem um lançamento lateral diretamente para SARA fechar a contagem
O Benfica alinhou com Ana Catarina e Vává, Inês Pombo, Inês Fernandes (2), Jessica, Catarina. Sara (2), Cláudia, Joana (1), Fernanda, Rita (cap) (1) e Bárbara.
A 2ª volta (6ª Jornada) inicia-se na próxima 3ª Feira. 1 de Maio e o Benfica desloca-se a Évora
para defrontar o Juventude. O jogo realiza-se às 16 horas.
Força BENFICA
João Valente
quarta-feira, abril 25, 2012
TAÇA NACIONAL - 4ª JORNADA
Foi um jogo cujo desfecho foi tão merecido como injusto. E se parece uma contradição passamos a explicar: A vitória encarnada foi merecidíssima pela excelente exibição que a nossa equipa realizou. A injustiça está no resultado final pois o 2-0 não está de forma nenhuma condizente com aquilo que se passou em campo, pois em condições normais o mesmo poder-se-ia ter traduzido numa goleada. Com efeito as oportunidades criadas foram tantas que lhes perdemos a conta. Mas mais uma vez a estrelinha não esteve do nosso lado e oportunidades de golo feito iam sendo anuladas por uma excessiva falta de sorte aliadas a uma excelente exibição da guardiã adversária. Na 1ª parte foram raras as vezes em que a equipa do Padernense conseguiu chegar junto e as oportunidades que teve de o fazer foram sempre anuladas com relativa facilidade pela nossas defesa ou pela nossa guardiã Ana Catarina.Neste período o Benfica alcançou os seus golos, o primeiro aos 7 minutos por intermédio de BARBARA a concluir excelentemente um bom passe de Inês Fernandes e o segundo aos 15 minutos, novamente atravéz de uma boa jogada de Inês Fernandes pela esquerda culminada com um passe para a área onde oportuna SARA aparece a concluir com êxito. Mas muitas outras oportunidades foram criadas e pelas razões anteriormente expostas não foram concluidas com êxito. No 2º tempo continuaram as boas jogadas individuais e coletivas por parte do Benfica mas sempre com o mesmo desfecho: a não conseguida concretização em que os postes desta vez tambem tiveram culpa e mais uma vez uma grande exibição da guardiã adversária. Neste período o Padernense acercou-se mais vezes e com mais perigo da nossa área e a nossa guarda-redes foi obrigada a um mais aturado trabalho, mas sempre resolvido a contento. E fruto destas circunstâncias o marcador neste período não se alterou e assim se chegou ao final do encontro com o escasso 2-0 no marcador.
Como comentário final dar os parabéns ao Benfica pela excelente exibição realizada e ao Padernense por ter sempre dignificado a partida também com uma boa exibição. Por tudo isto as duas formações não meeciam que a terceira equipa em campo (a de arbitragem) tivesse realizado um tão mau trabalho quer no aspeto disciplinar quer no técnico, com queixas por parte de ambas as formações. mas com claro prejuízo por parte do Benfica, chegando inclusivé a expulsar o nosso treinador João Gonçalves sem que tal se justificasse e a pedir às autoridades policiais a identificação deste vosso "comentador".
O Benfica alinhou com Ana Catarina (gr), Inês Pombo, Inês Fernandes, Fernanda, Sara (1), Rita (cap), Catarina, Claudia, Jessica, Joana e Barbara (1). Não foi utilizada nesta partida a guarda-redes Vává.
No próximo sábado realiza-se a 5ª Jornada e o Benfica desloca-se ao recinto do Estrelas do Feijó (Pav. Esc. Sec. do Feijó) onde jogará pelas 20 horas.
Força BENFICA
João Valente
segunda-feira, abril 23, 2012
TAÇA NACIONAL - 2ª e 3ª JORNADAS
S.L. Cartaxo 2 - SL BENFICA 7
Não nos tendo sido possível estar presentes neste encontro deixamos apenas aqui as jogadoras que alinharam e marcadoras dos golos, num jogo que correu de feição para a nossa equipa perante um adversário valoroso mas sem argumentos para contrariar o valor da formação benfiquista.
O Benfica alinhou com Ana Catarina e Vává (gr), Inês Pombo, Inês Fernandes (2), Jessica (1), Catarina, Fernanda (1), Sara (2), Claudia, Rita (cap) (1), Joana e Bárbara.
S.L. BENFICA 1 - Qª dos lombos 2
No Domingo a nossa equipa não consegui levar de vencida a sua rival de Carcavelos e acabou por sair derrotada, quanto a nós injustamente. Para desta derrota contribuiram mais uma vez alguns fatores que já se verificaram em partidas anteriores: Uma evidente falta de sorte, algumas falhas no capitulo da finalização (facto que infelizmente acontece com mais regularidade do que seria desejável pelas nossas atletas) e desta vez aliado a uma arbitragem (do nosso ponto de vista, claro) muito tendenciosa, principalmente no capitulo disciplinar e com clara dualidade de critério na marcação das faltas.
Nos primeiros minutos do encontro a Qª dos Lombos trocou muito a bola entre as suas jogadoras no seu meio campo, tentando chamar as nossas atletas para tentarem depois sair em contra ataque. Neste período o Benfica teve dificuldade em fazer funcionar o seu jogo habitual. A partir, sensívelmente do minuto 7 a formação encarnada começou a tomar conta do jogo e a criar, atravéz de algumas boas jogadas, oportunidades de golo, que no entanto iam sendo desperdiçadas, ou resolvidas com dificuldade pela defesa (guarda redes incluída) adversária. Mesmo no final do 1º tempo por duas vezes foram resolvidas in extremis situações claras de golo encarnado, que a serem concretizadas poriam mais verdade no marcador. Com um nulo no marcador foi atingido o final da 1ª parte.
No 2º tempo assistiu-se mais uma vez à tentativa constante por parte da nossa equipa de atravéz de jogadas de combinação alcançar o golo desejado, mas que ia sendo adiado, E manteve-se mais uma vez a velha máxima de que "quem não marca, sofre" e assim aos 10 minutos numa jogada de contra ataque, em que (quanto a nós) a jogadora adversária ajeita a bola com o braço, a Qª dos Lombos coloca-se a vencer. O Benfica continuou sempre à procura do tento do empate e até da vitória e aos 14" podia ter acontecido o empate se o árbitro não tivesse transformado em livre uma falta cometida sobre Rita dentro da área e que seria grande penalidade. Do livre nada resultou e na jogada de resposta a equipa adversária coloca-se em vencedora por 2-0. A partir deste momento e muito naturalmente o Benfica começou a jogar mais com o coração do que com a cabeça e as suas tentativas de golo iam sendo desperdiçadas. Nesta fase final da partida começamos a utilizar o sistema de 5 para 4 com guarda-redes avançada. Aos 18" na concretização de um livre RITA com um remate forte e colocado reduz para 2-1 e coloca alguma esperança de reviravolta. Mas a mesma não foi possível e assim o encontro termina com uma derrota encarnada.
Realço mais uma vez que quanto a nós o resultado é injusto por tudo o que as nossas atletas fizeram durante toda a partida para ganhar a mesma.
Fica-nos a certeza de que este grupo tem muita garra e saberá dar a volta por cima a esta contrariedade e tal começará já na próxima 4ª Feira 25 de Abril quando recebermos no nosso pavilhão a equipa do Padernense. O jogo terá inicio (em principio) às 15 Horas. Temos a convicção que este dia de comemoração da Liberdade será o inicio da nossa "revolução" e do arranque para a vitória final, que culminará com a conquista do Título Nacional.
A equipa conta todos os sócios e simpatizantes para a ajudar com o seu apoio na conquista deste objetivo.
O Benfica alinhou com Ana Catarina e Vává (gr), Inês Pombo, Jessica, Catarina, Fernanda, Inês Fernandes, Rita (cap) (1), Cláudia, Sara, Joana e Bárbara.
Força BENFICA
João Valente
domingo, abril 15, 2012
TAÇA NACIONAL - 1ª JORNADA
O Benfica iniciou da melhor forma a sua participação na Taça Nacional ao levar de vencida a sua congénere de Évora.
A equipa encarnada entrou em campo algo desgarrada e quanto a nós um pouco na expectativa o que permitiu á equipa eborense equilibrar a partida e inclusivé chegar algumas vezes com perigo junto da nossa área. Mas aos poucos o Benfica foi começando a tomar conta do jogo e a chegar com oportunidade à baliza contrária. E foi já um pouco contra a corrente do jogo que aos 13" a equipa do Juventude num rápido contra ataque colocou o marcador em 0-1. Mas a nossa equipa não se desorientou e mercê da forma de jogar que então já praticava chegou no m inuto seguinte ao empate e rápidamente se colocou em vantagem na partida (15"). Até ao final da 1ª parte ainda poderíamos ter dilatado o marcador mas tal não sucedeu, ainda que a equipa de Évora tentasse também sempre alcançar as nossas redes.
No 2º tempo o Benfica tomou definitivamente conta do jogo e por mais duas vezes concretizou a sua superioridade. Neste período a equipa eborense não dispôs já de tantas oportunidades de desenvolver o seu jogo e apenas em alguns contra ataques ia aparecendo junto da nossa área. Mais uma vez este resultado final peca por escasso pois novamente no capítulo de finalização a nossa equipa foi muito perdulária não materializando as oportunidades que cria. Também e principalmente na 2ª parte as guardiãs adversárias foram um sério obstãculo ao avolumar do marcador por parte do Benfica. Penso que será um aspeto a melhorar por parte da nossa equipa o da finalização pois nesta fase é muito importante conseguir concretizar as oportunidades criadas.
Longe de ser um grande jogo, foi porém uma partida agradável de seguir e em que mais uma vez as nossas atletas demonstraram o seu espírito de luta e de entreajuda o que é uma característica de louvar por todos que acompanham esta equipa.
MARCHA DO MARCADOR
1ª PARTE
13" - 0/1 - A finalizar uma jogada de contrata ataque
14" - 1/1 - Cláudia faz um centro remate da direita e na área CATARINA desvia para o golo
15" - 2/1 - Acabada de entrar na partida JESSICA coloca o Benfica a ganhar
2ªPARTE
11" - 3/1 - Rita pelo centro coloca em profundidade na área parra CATARINA concretizar
12" - 4/1 - Passe da direita de Sara para RITA na área finalizar com exito
O Benfica alinhou com Ana Catarina e Vává (gr), Rita (cap)(1), Inês Fernandes, Sara, Bárbara, Cláudia, Fernanda, Jessica (1), Catarina (2). Joana e Inês Pombo.
Fica aqui uma palavra de apreço e de incentivo para as ex-juniores benfiquistas que ascenderam à equipa principal (Catarina, Jessica e Inês Pombo) que demonstraram que terão uma palavra a dizer para ajudar o Benfica no assalto ao título nacional.
No próximo fim de semana haverá jornada dupla com a nossa equipa a jogar no sábado no recinto do SL e Cartaxo (Pav Inatel -Cartaxo) perlas 18 horas e no Domingo no Pavilhão da Luz pelas 16 horas com a Qª dos Lombos.
Espera-se um fim de semana à Benfica com duas excelentes vitórias!
Força BENFICA
João Valente
sábado, abril 07, 2012
SUPERTAÇA DA A.F.L.
O Benfica perdeu ontem a oportunidade de revalidar a conquista da Supertaça ao perder com a Qª dos Lombos por 0-1.
Começamos por referir que tal derrota foi inteiramente injusta pois o Benfica no cômputo geral realizou uma muito melhor exibição di que o seu adversário e pertenceram-lhe as melhores oportunidades de golo, que, a serem concretizadas, conduziriam a um resultado totalmente diferente e mais justo.
O Benfica, no entanto, não entrou da melhor forma no jogo, mostrando algum incompreensível nervosismo e não conseguindo realizar jogadas ofensivas capazes de incomodar o seu adversário. E também defensivamente mostrava algum nervosismo e como fruto disso mesmo, logo aos 2 minutos, aproveitando um mau passe encarnado, a equipa dos Lombos alcançou com facilidade o o-1, que viria a ditar o vencedor da partida. Aos 5 minutos o treinador João Gonçalves pediu um oportuno desconto de tempo, após o qual a equipa encarnada entraria com uma disposição totalmente diferente e arrancaria para uma exibição muiito agradável e convincente. Com efeito as nossas atletas passaram a desenvolver jogadas muito bem delineadas e começaram a criar várias oportunidades de golo, mas que infelizmente, devido a alguma falta de sorte mas também em alguns casos a alguma precipitação no momento da finalização, impediram que as mesmas se concretizassem em golos. Também no aspeto defensivo o Benfica acertou e a equipa contrária pouco mais vezes realizou jogadas de perigo. Partiu-se para intervalo com o resultado em 0-1. Esperava-se para o 2º tempo a continuação da boa exibição benfiquista mas concretizada em golos. E se a primeira é verdade, pois as nossas atletas realizaram ainda uma exibição mais convincente já a segunda não aconteceu e as oportunidades de golo teimaram em não se concretizar. Inclusivé falhamos um livre direto (6ª falta) e infelizmente chegamos ao final da partida com o resultado alcançado logo nos minutos iniciais.
Como disse no inicio este resultado foi inteiramente injusto mas como é normal, quem marca é que ganha e aí só nos podemos queixar de nós próprios.
Algumas considerações à margem do jogo:
~1º - A realização desta partida nesta data Pascal e marcada muito em cima da hora, o que fez com quue algumas atletas benfiquistas não pudessem estar presentes por compromissos assuumidos já anteriormente. Lembro que em anos anteriores esta se realizava no inicio da época seguinte.
2º - A muito má actuação dos 3 elementos que formaram o trio de arbitragem. Com efeito os 2 árbitros usaram de critérios disciplinares diferrentes punindo nomeadamente as mesmas falltas com cartões amarelos para as nossas atletas e deixando por mostrar outros à Qª dos Lombos por faltas semelhantes e piores, que poderiam inclusivé, ter culminado com a expulsão de uma jogadora dessa equipa. Cederam além disso aos constantes protestos quer vindo das atletas quer do banco dos Lombos. Quanto ao cronometrista "esqueceu-se" por várias vezes de parar o cronómetro o que no final da partida se traduziu no mínimo em cerca de 2 minutos de jogo que náo se praticou.
3º - A chamada para a equipa senior das atletas da equipa júnior Catarina, Inês Pombo e Jessica
4º - Esta exibição dá-nos a certeza que esta equipa a jogar com todas as suas atletas, está no bom caminho para alcançar o título de Campeã Nacional e que arrancará para a Taça Nacional na firme convicção de a vencer.
O Benfica alinhou com Ana Catarina e Vává (gr). Inês Pombo, Inês Fernandes (cap), Catarina, Fernanda, Jessica, Sara, Joana e Cláudia.
Ainda não está totalmente confirmado mas a 1ª Jornada da Fase inicial da Taça Nacional realiza-se 6ª Feira às 20,30 H no nosso Pavilhão e oporá o Benfica à equipa do Juventude de Évora!
Força BENFICA
João Valente
segunda-feira, abril 02, 2012
SORTEIO DA 1ª FASE DA TAÇA NACIONAL FEMININA
| |
14/Abril - SLBENFICA - Juventude SC (Évora) 21/Abril - SL Cartaxo Santarém) - SL BENFICA 22/Abril - SL BENFICA - Qª dos Lombos 25/Abril - SL BENFICA - Padernense (Algarve) 28/Abril - Estrelas Feijó (Setubal) - SL BENFICA |
domingo, abril 01, 2012
CAMPEONATO DISTRITAL DA AFL - 22ª JORNADA
Realizou-se ontem a 22ª e última jornafa do Campeonbato Distrital da AFL e o Benfica terminou da melhor forma ao levar de vencida a sua congénere do Sª Iria. Com o campeão (Qª dos Lombos) já encontrado, esta jornada revestia-se de particular interesse para o Benfica na expectativa mais que legítima da obtenção do 2º lugar e respetivo apuramento para a Taça Nacional. Infelizmente não dependíamos só do nós pois estávamos dependentes, para alédm, claro da nossa vitória, do resultado final entre a Qª dos Lombos e o Del Negro. Com efeito o empate ou vitória da equipa da Amadora dava-lhes acesso ao 2º lugar. Mas felizmente a equipa de Carcavellos venceu e esse resultado aliado à vitória encarnada deu-nos a conquista do 2º lugar e respetivo apuramento.
Mas voltando ao jogo. O Benfica como lhe competia entrou disposto a resolver rápidamente a partida e se bem que não tivesse tido necessidade de se aplicar a 100%, nunca menosprezou o adversário e brindou-nos com uma agradável exibição ao longo de toda a partida. E se o resultado pode parecer exagerado, o mesmo acaba por pecar sim, mas por escasso, tantas e tão flagrantes oportunidades foram criadas pelas nossas atletas, principalmente no decorrer da 2ª parte, fruto de bonitas jogadas individuais ou de excelentes combinações entre as nossas atletas. Por seu turno a equuipa adsversária raramente incomodou a nossa defesa e a nossa guardiã, que fácilmente resolveram alguma situação mais "complicada". Por isso a história do jogo pode resumir-se aos golos marcados e às imensas oportunidades desperdiçadas. E mais uma vez os postes foram um grande adversário, aliados a uma, apesar do resultado, boa exibição da guarda redes adversária e a alguma falta de sorte, como bolas salvas em cima da linha de golo, etc.
Contráriamente ao que é habitual e dado o grande número de golos marcados seria fastidioso para quem lê esta crónica, relatar os mesmos. Por isso apenas deixamos, desta vez, as marcadoras dos mesmos.
1ª PARTE
5" - 0/1 - Rita
7" - 0/2 - Rita
8" - 0/3 - Joana
9" - 0/4 - Rita
16" - 0/5 - Fernanda
17" - 0/6 - Cláudia
18" - 0/7 - Catarina
2ª PARTE
7" - 0/8 - Auto-golo
10" - 0/9 - Rita
12" - 0/10- Joana
13" - 0/11- Joana
14" - 0/12- Cláudia
16" - 0/13- Fernanda
17" - o/14 - Bárbara
19" - 0/15- Bárbara
O Benfica alinhou com Vává (gr), Inês, Fernanda (2), Joana (3), Catarina (1), Cláudia (2), Rita (cap) (4) e Bárbara (2).
Como nota final deste campeonato fica a época extremamente infeliz para a nossa equipa no capítulo das lesões que desde o seu inicio até final nunca conseguiu ter o grupo completo. Mas forte como é esta equipa , soube sempre responder com a sua garra e espirito de sacrificio a todas as adversidades e lutar até ao último minuto pele melhos classificação, quer não sendo a mais desejada é sem dúvida um prémio para todas(os) os elementos que compõem este time.
Fica aqui por isso o nosso reconhecimento e agradecimento pelas inúmeras alegrias que nos proporcionaram e antecipadamente por todas, estamos certos, que ainda nos irão proporcionar e qaue terminarão, estamos convictos com a vitória na Taça Nacional, símbolo de CAMPEÃS NACIONAIS. Parabéns mais uma vez a todo o grupo bem como a todos os familiares e amigos, nos quais humildemente nos incluímos e que sempre apoiaram e continuarão a apoiar esta equipa.
Mas antes da Taça, vem já na próxima 6ª Feira Santa a Supertaça, que este ano contráriamente ao habitual, não se realiza no inicio da época, mas sim no final da mesma. Apesar de continuarmos com a equipa desfalcada, sabemos que as atletas utilizadas darão o seu melhor para a conquista da mesma. O jogo realiza-se pelas 15,30H e terá lugar no Pavilhão Paz e Amizade elm Loures.
Força BENFICA
João Valente